sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O dia mais feliz do Egipto, é um dia 11... coincidência?

Terá sido pura coincidência que Hosni Mubarak tivesse abandonado o Governo no dia 11 de Fevereiro de 2011? Qual a importância simbólica do número 11 para o mundo islâmico?


 


11 de Setembro de 2001; 11 de Março de 2004 (atentado em Madrid).


 


O mínimo que se pode dizer é que os árabes gostam do dia 11.


 


 


13 comentários:

  1. Também gostam do 40...Ali bábá e os 40 ladrões.

    ResponderEliminar
  2. A Maria é um génio. Uma pessoa fica sem palavras com tanta perspicácia, tanta sofisticação de análise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      A parte do mundo islâmico = árabes, então, foi o golpe fatal...

      Eliminar
    2. O Islão (português europeu) ou Islã (português brasileiro) (do árabe الإسلام, transl. al-Islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo e tem o seu centro em Meca.

      Eliminar
    3. Por essa ordem de ideias, o cristianismo seria a religião dos judeus, não?

      O islamismo é a segunda religião do mundo, espalhada pelos 5 continentes, Maria, não é de todo coincidente com árabes. Mesmo para dizer uma piada tão alarve e deslocada como a que disse convém ter um mínimo de informação. Como se não bastasse comparar um acto terrorista com a conquista de democracia...

      Eliminar
    4. Deixe-me ajudá-la: já ouviu falar do Irão, do Paquistão, do Afeganistão, da Chechénia, do Bangladesh, da Indonesia, da Nigéria, do Sudão, da Malásia...?

      Eliminar
    5. belo copy/paste das primeiras linhas da entrada da Wikipedia, devia ler o resto.

      Eliminar
    6. Pois, eu sei que há imensos árabes católicos e judeus, mas esqueci-me desses.... :)

      P.S. Uma pessoa deve saber rir-se de si própria, se for caso disso.

      Eliminar
    7. A Inês quando ouve falar de Mundo Árabe pensa que estão só a falar da Arábia Saudita?

      Eliminar
    8. Maria, soletre o seguinte: a maioria dos muçulmanos do mundo não são árabes. Para não mencionar que a colagem muçulmanos-terrorismo é o mesmo que eu assumir, por causa do IRA, que todos os católicos são terroristas. Seria estúpido e ofensivo, não é? Pois é.

      E não é preciso grande pesquisa para perceber do que lhe falo. A wikipedia serve perfeitamente:
      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Muslim_population

      Desculpe não me rir, mas há limites para a piada que o racismo e os preconceitos religiosos idiotas têm para mim. Sobretudo vindos de quem se apresenta como jornalista e portanto se assume como profissional de informar os outros.

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar, caros comentadores:

    Este post não é nenhum tratado anti-islamismo. Nem eu sou contra o mundo muçulmano. É uma piada, que leva a uma questão importante: O que é esta revolução? Quem a lidera? Quem a organizou?

    Em segundo lugar, estamos cá para ver "what´s next" e ainda me vai dar gozo voltar a ler estes vossos comentários.

    Suleiman... saltaram da frigideira para o lume. :)

    Vocês estimados "esquerdas", não vos vi a defender os portugueses na greve geral... os portugueses oprimidos em impostos, em cortes salariais, em juros altos e inflação. Eu sei, é mais fácil ser revolucionário com as causas dos outros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua atenção é tanta que nem percebeu que Suleiman saiu ao mesmo tempo que Mubarak, pois não? Se fosse a si, ia ler o que grande parte dos seus amigos conservadores americanos pensam da situação egípcia. É que há no mundo conservadores que pensam em vez de reagirem pavlovianamente.

      Não volte é a ridicularizar-se com essa conversa acerca de quem esteve na greve geral e, em geral, na oposição às actuais políticas do centrão político-económico (PS, PSD e CDS).

      Eliminar