quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os jornalistas querem informação, mas não gostam de comunicação

 


A propósito da crítica que, um pouco por todo lado, vi aos briefings de Pedro Lomba e de Miguel Poiares Maduro, que criaram os briefings diários para responder a uma necessidade que toda a gente apontava de comunicação do Governo, venho dizer que não é assim que se fazem as coisas. O truque é comunicar fazendo de conta que não é comunicação. Os jornalistas não gostam de comunicações oficiais do Governo, querem é o diz que disse, a informação secreta. Aquela informação que ninguém quer dar. Quando há comunicações em briefings é logo mal visto, é muito óbvio e bem pode estragar uma boa história. Não é a verdade que interessa aqui, o que interessa é a visão dos factos. 


Assim as boas intenções de Pedro Lomba e Miguel Poiares Maduro cairam em saco roto. O Governo acabou por cancelar o briefing diário até a situação política estar "esclarecida". A crise na coligação interrompeu esses encontros com jornalistas, iniciados há apenas dois dias.


Os encontros diários com os jornalistas arrancaram na segunda-feira, com o secretário de Estado Pedro Lomba a justificar a medida com a necessidade de melhorar a comunicação com os cidadãos e combater a desinformação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário